Mensagem de Ano Novo

Caros Sócios da ESTA Portugal,

2022 deu-nos muitas alegrias. Não podemos deixar de manifestar o nosso contentamento por termos voltado ao sucesso das nossas atividades presenciais
depois de um inverno pandémico tão longo.

Nenhum de nós esquece aquele março, bem lá atrás em 2020 que, de rompante, nos projetou para casa, fechados de máscara à porta e inviabilizou a realização da primeira Conferência Internacional ESTA no Porto que estava já prontinha a inaugurar dali a umas semanas. Já na sua última fase de preparação estava a ser um êxito: tínhamos os sponsors do nosso lado, quase duas centenas de inscritos e a equipa mais unida do que nunca. Foi sem dúvida um pico de sucesso, de união e realização. Tontos de entusiasmo mas assustados com as notícias do que para aí vinha, adiamos até à última a decisão de que não seria abril de 2020 nem o Porto a receber a 48a Conferência Internacional da ESTA. Ligamo-nos à ficha, atestamos as baterias dos computadores, tablets e telefones e arrancamos com a primeira rubrica online ESTA Portugal “Meet the speakers”. Mantivemos os inscritos por perto, do lado de lá da câmara, reforçamos a motivação dos sponsors e anunciamos para novembro aquela que haveria de ser a primeira Conferência Online da ESTA Internacional. Ao mesmo tempo encontramos soluções para dar formação acreditada e reinventamos a equipa que nos permitiu chegar até aqui. Fomo-nos mantendo juntos através da nossa revista, do nosso site e das redes sociais. Criamos uma nova rubrica online o “Hora Con’Cordas”.
Começamos 2022 ainda online com o curso “Temas Fundamentais para a Reinvenção do Professor de Instrumento” que reuniu mais de uma centena de nós. Mal se viu o sol brilhar, ainda antes do início da primavera, recebemos o presidente da ESTA Áustria, o prof. Wolfgang Klos, para o que seria o primeiro curso presencial pós-covid 19: “Abordagens essenciais para um ensino eficaz”. Em Abril, alguns de nós fomos a Graz onde, 50 anos após a fundação da ESTA pelas mãos de Menuhin, Rostal e Marianne Kroemer, se realizou a 50a Conferência Internacional ESTA – a 1a presencial pós covid. Pelo meio tivemos uma parceria com a InMusic que nos permitiu alargar a equipa, conhecer novos colaboradores e, em Braga, fizemos a primeira edição presencial do “Hora Con’Cordas” em parceria com o Festival Arcada. Para terminar o ano da melhor forma, e já com bolo rei no coffee break, realizamos mais um Curso com o Prof. Claudio Forcada que teve uma forte adesão de participantes.

2023 será um ano de grande importância para nós, desde logo, porque temos a responsabilidade de manter a qualidade da atividade que temos desenvolvido mas
também porque teremos de preparar a 52a Conferência Internacional da ESTA que será no Porto em 2024. 2023 é também ano de eleições para os órgãos sociais que veem agora terminado o seu mandato, pelo que vos peço para irem pensando em formar listas candidatas ou a manifestarem interesse em integrar uma qualquer lista que se esteja a formar.

Não posso terminar esta mensagem sem agradecer de forma especial a todos os elementos que permitem que a ESTA seja uma realidade tão boa, aos membros dos
órgãos sociais, aos membros colaboradores, aos parceiros e, não menos importante, a todos os sócios que são a razão de tudo isto.

Relembro ainda que teremos a nossa reunião ordinária já no próximo dia 10, cuja convocatória enviamos novamente em anexo. Lanço o desafio de trazerem para a reunião propostas para o tema da nossa Conferência Internacional 2024. Se fizerem uma breve pesquisa no site www.estastrings.org, poderão consultar os temas de todas as edições anteriores. Se quiserem podem enviar também a proposta de tema por email ou por qualquer outro meio que faça chegar até nós as vossas inspirações.

Muito obrigado a todos e votos de um feliz ano de 2023!
Jorge

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.