50th International ESTA Conference 2022 – Graz

Foi com um sol radioso que a cidade de Graz, o “Coração Verde da Áustria”, acolheu a 50th International ESTA Conference 2022 de 09 a 14 de abril.
O ano de 2022 que assinala o 50° aniversário da criação da European String Teachers Association por Marianne Kroemer, marcou também o regresso às conferências presenciais.  Com o tema “Promoting young talent at the interface with professional education”, o programa da Conferência  debruçou-se especialmente sobre o ensino a crianças e jovens.
O fim de semana foi dedicado às finais dos Concursos de Violoncelo e de Violino, a masterclasses com Frans Helmerson e Michaela Martin, à sessão evocativa de Marianne Kroemer e exposição dos “50 anos da ESTA” , a concertos e à visita a Stübing.
Nos dias seguintes, e depois de sessões diárias de Pilates, tiveram lugar as várias apresentações e concertos. Foram momentos de intensa partilha de ideias e conhecimentos de pedagogos, músicos e expositores. A ESTA Portugal fez uma apresentação que suscitou muita curiosidade e interesse sobre o desenvolvimento do
ensino da Viola de Arco nos últimos 50 anos e também esteve muito bem representada por alunos nos dois projetos de Orquestra de Câmara da ESTA. Assinalamos ainda um dos momentos importantes desta Conferência que foi, sem dúvida, a eleição de Jorge Alves (Presidente da ESTA Portugal) para Vice Presidente do Central
Board da ESTA Internacional.
Fazendo eco das palavras de Georg Schulz, reitor da Kunstuniversität de Graz, esperamos que as Conferências da ESTA sejam um raio de luz no futuro artístico europeu.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.