A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Jornadas de Outono Abordagens da aprendizagem musicale do bem-estar do músico

26 Outubro, 2017:08:00 - 28 Outubro, 2017:17:00

A ESTA Portugal em parceria com o Laboratório de Ensino Instrumental da Universidade de Aveiro e o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian promoveu nos dias 26 a 28 de Outubro de 2017 as Jornadas de Outono: Abordagens da aprendizagem musical e do bem-estar do músico. Esta atividade, inédita na ESTA Portugal, tem como objetivo integrar alunos, professores e pais num ambiente de partilha e aprendizagem.

Palestra | (Re)pensar a carreira artística nas indústrias da música: Dilemas e oportunidades
Quinta-feira, 26 de Outubro | 19h00

Nesta palestra serão discutidos os aspetos fundamentais para o desenvolvimento da carreira artística nas indústrias da música. Serão abordados os possíveis desafios enfrentados por aqueles que aspiram desenvolver-se profissionalmente como músicos, bem como as estratégias práticas que podem facilitar a promoção de resultados artísticos desejados nesse processo.

Palestra | O apoio parental no estudo do instrumento
Sexta-feira, 27 de Outubro | 19h00

Essa palestra tem como objetivo enfatizar a importância do estudo supervisionado pelos encarregados de educação, bem como apresentar estratégias que possam otimizar a participação destes no estudo do instrumento. Esse encontro busca proporcionar uma oportunidade de reflexão e discussão, a todos aqueles que desejam que o estudo do instrumento em casa seja uma experiência motivadora e gratificante na educação dos seus educandos.

Workshop | As práticas meditativas no ensino do instrumento
Sábado, 28 de Outubro | 09h30 – 11h00

Este workshop tem como objetivo dar aos professores e alunos de instrumento alguns conhecimentos e técnicas para a prática da meditação em sala de aula com vista a uma melhor regulação dos níveis de ansiedade em performance, promover o bem-estar e a atenção.

Na primeira parte, dirigida aos professores, será feita uma contextualização das práticas meditativas, procurando responder a questões como: o que é a meditação; como meditar; por que o professor de instrumento deve meditar com os seus alunos e quais os benefícios que esta prática pode trazer para o professor, para o aluno, na relação pedagógica entre os dois e para o sucesso na aprendizagem.

De seguida, alunos e professores são convidados a realizar exercícios práticos em conjunto de modo a experienciarem os efeitos da meditação. No final haverá um momento de partilha sobre o que cada um sentiu com a prática da meditação.

A primeira parte será mais “teórica” e dirigida aos professores (cerca de 40 min.).

A segunda parte será mais prática e dirigida aos professores e alunos (cerca de 30 min.).

Demonstração | Jogar, brincar, tocar… Improvisar e criar em conjunto
Sabado, 28 de Outubro | 11h30 – 16h30

A orquestra de hoje é outra. Em vez de tocar as músicas que os grandes compositores escreveram, vamos jogar, brincar e explorar os instrumentos, os seus sons, os seus timbres escondidos… Esta música é para todos os níveis e para todas as idades. É a tua música. Vamos criar?

Para quem?

Alunos de cordas de todos os níveis e Professores de cordas

Como funcionará?

Para professores: Haverá uma palestra introdutória sobre atividades que fomentam a improvisação e a criação musical, a desenvolver no âmbito de aulas de conjunto de cordas. Após a palestra, os professores serão convidados a participarem como observadores ativos durante as aulas, tirando notas e liderando algumas atividades, para no final da sessão participarem de uma discussão final sobre os resultados obtidos.

Para alunos: Cada aluno terá uma aula em grupo, com a duração de 90 minutos. Dependendo do número de inscritos, os participantes poderão ser divididos em dois grupos de nível e idade aproximada.

Detalhes

Início:
26 Outubro, 2017:08:00
Fim:
28 Outubro, 2017:17:00
Categorias de Evento:
,

Local

Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
Aveiro, + Mapa do Google